Advogados que representam comissões de atingidos pela Barragem de Fundão se unem e fazem reunião conjunta com juiz responsável pelo caso

Bruna Raggi estava entre os procuradores que foram à 12ª Vara da Justiça Federal. Objetivo é que cerca de 170 mil atingidos sejam indenizados até 2023

Na última quinta-feira (12), um grupo formado por oito advogados que representam comissões de atingidos pela Barragem de Fundão, da mineradora Samarco, foi à 12ª Vara da Justiça Federal de Belo Horizonte e se reuniu com o juiz Mário Franco de Paula Júnior. Na ocasião, eles levaram às demandas dos territórios, que são as localidades atingidas pela tragédia.
Entre as demandas estava a questão da plataforma, que está viabilizando as indenizações dos atingidos pelo ‘Sistema Indenizatório Simplificado’. Com menos de um ano de utilização dessa plataforma, implementada pelo juiz, 17 mil pessoas já foram indenizadas. “Ela vem sofrendo alterações para melhoria e agilidade no sistema. Caso o sistema continue sendo executado, ele será ainda mais ágil e com previsão de indenizar cerca de 30 mil atingidos até outubro. Com esse molde, a expectativa é que, até 2023, cerca de 200 mil indenizações sejam pagas”, explicou a advogada.
No encontro, o grupo reiterou a importância do juiz se reunir com a comissão/liderança dos atingidos para que eles possam falar sobre a realidade do território. Ficou acordado que o magistrado irá fazer o agendamento desse encontro em breve.
O grupo de advogados destacou que “a luta deve ser conjunta, pois a união e os esforços coletivos ajudarão a trazer melhorias ao ‘Novel Sistema Indenizatório’ e ao processo de reparação. Assim, os atingidos de todos os territórios que ainda não foram indenizados poderão ser contemplados”, destacou.
Os oito advogados que estiveram na 12ª Vara da Justiça Federal representam Comissões já sentenciadas pelo Sistema. Participaram do encontro: Richardeny Luiza Lemke OTT, Guilherme Bornachi Salume, Ana Carolina Fraga Arcari, Alexandre Pereira Gomes da Silva, Fabiano Teixeira da Silva, Jéssica Silva Zopelari e Thiago Lopes Ferreira.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no google

ÚLTIMAS

Endereço

Belo Horizonte – Minas Gerais

Apolo Sites © 2021 | Todos os direitos reservados.