Primeira loja de armas de Minas Gerais foi fundada em Ouro Preto há 140 anos

Fundada por João de Salles Pereira, a empresa começou como um armazém de “secos e molhados”, típicos comércios do século XIX, que vendiam de tudo: alimentos, ferramentas, utensílios para o lar, armas, munições e até negociavam mulas para transporte de tropeiros.

É o que diz o tataraneto de João e atual gestor, Guilherme Salles:

“Na época, o meu tataravô começou com um armazém de secos e molhados, era parecido com um mini mercado e tinha até um curral de mulas para aluguel”.

Ao longo dos anos, os produtos evoluíram e os itens oferecidos foram modificados, se adequando à modernidade dos tempos atuais, mas sem perder as características tradicionais da empresa.

João de Salles Pereira, o primeiro dono da Casa Salles, era do Vale do Jequitinhonha, região do Estado de Minas Gerais. O fundador, em busca de melhores oportunidades no ramo comercial, mudou-se para Ouro Preto em 1823.

Após anos de trabalho e, finalmente, a consolidação dentro do comércio regional, João conseguiu fundar a empresa “João de Salles Pereira”, primeiro registro comercial da atual Casa Salles, que permaneceu na cidade de Ouro por um pouco mais de 80 anos.

Em 1904, a empresa saiu de Ouro Preto, visto que a cidade não atendia mais às demandas comerciais da empresa, principalmente, por conta da localização, entre as montanhas, o que não contribuia mais socioeconomicamente para o negócio. Por isso, neste mesmo ano, a Casa Salles foi transferida para a Rua São Paulo, na cidade de Belo Horizonte, onde permanece até hoje.

A loja é conhecida por ser uma das pioneiras no ramo de armas e munições no Brasil, além de ser o primeiro estabelecimento comercial de Belo Horizonte e o mais duradouro, já que faz 117 anos que permanece na capital de Minas.

“Nossa loja é conhecida por ter produtos de primeira e conversar com a linguagem do mineiro, do nosso cliente. Prezamos pela verdade e por contar ao cliente exatamente o que ele está comprando”.

Este ano, a empresa completou 140 anos de história e, cada vez mais, tem feito sucesso com o público, não só da região, como turistas, por exemplo. Perguntado sobre a boa receptividade dos clientes, Guilherme Salles enfatiza:

“Respeitamos ao máximo o gosto do nosso cliente, talvez, seja essa a chave do sucesso, além de ser uma empresa que é a cara de Minas Gerais e que mantém o ar de Ouro Preto e da tradição de Minas até hoje”.

Hoje, com a alta demanda por armas de fogo e munições no país, a loja tem ampliado a comercialização de armas, facas, jogos e outros. Além disso, a clientela da loja é muito ampla e vai desde caçadores e atiradores até membros das forças de seguranças e civis.

“A Casa Salles é uma empresa que se transformou em uma loja de armas, porque a família Salles sempre foi apaixonada por armas de fogo, são cinco gerações de atletas de arma de fogo”.

O administrador diz que não existe nada mais gratificante do que ser a 5ª geração de uma empresa que deu certo e que o seu nome e o nome da sua família estão no comando de todo o feito.

Por Rayssa Aguiar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no google

ÚLTIMAS

Endereço

Belo Horizonte – Minas Gerais

Apolo Sites © 2021 | Todos os direitos reservados.