Secretária de Saúde de Ouro Preto faz balanço dos primeiros meses de gestão e enfrentamento à Covid-19

Em entrevista ao Jornal Tribuna das Gerais, Glauciane Resende destacou as ações desenvolvidas pela pasta

Há quase quatro meses, Glauciane Resende do Nascimento assumiu o desafio de gerir a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Ouro Preto tendo como principal missão dar continuidade e ampliar as ações de enfrentamento ao combate à Covid-19. Tudo isso em meio à situação de agravamento da maior crise sanitária dos últimos anos.
Em entrevista ao Jornal Tribuna das Gerais, a secretária destacou que houve redução dos números de novos casos no município. Ela também pontuou as estratégias adotadas pela pasta no enfrentamento à pandemia. Entre elas, a celeridade no processo de imunização contra COVID-19. “Hoje estamos com pouco mais de 23% da população que já recebeu a primeira dose do imunizante e pouco mais de 10% completamente imunizada”, pontua Glauciane.
Outra ação desenvolvida na cidade, de acordo com a secretária, foi a criação do Comitê Covid. “Ele discute, semanalmente, os dados relacionados à pandemia e indica ao governo emissão de decretos ou pareceres mais restritivos quanto à circulação de pessoas, por exemplo”, explicou.

Glauciane ainda destacou mais estratégias da pasta, como o planejamento da criação do Gabinete de Crise COVID e formalização de parceria com a Universidade Federal de Ouro Preto para realização de pesquisas que envolvem o combate à pandemia. “Essas pesquisas estão relacionadas à busca por possíveis tratamentos para a COVID-19, monitoramento, rastreio e prevenção ao vírus na cidade, mapeamento do genoma da COVID-19 e realização de testagem de detecção do vírus, entre outras”, disse.

Outras ações desenvolvidas pela Secretaria de Saúde de Ouro Preto, de acordo com Glauciane, são as visitas às Unidades de Saúde para buscar demandas desses locais, além de campanhas incessantes de controle da pandemia nos meios de comunicação. “Visita a casa de apoio em BH para compreender o funcionamento e providenciar os ajustes necessários. Além disso, a viabilização de parcerias entre UFOP e Prefeitura para a cessão dos espaços no campus e o centro de convenções para promoção das campanhas de vacinação contra a Covid-19 e reuniões com as equipes de saúde para me apresentar enquanto secretária e alinhar os próximos passos e estratégias para a saúde de Ouro Preto”, disse.

Glauciane ainda destacou a aprovação, na Câmara de Vereadores, do Projeto de Lei que tratava do consórcio de compra das vacinas contra a Covid e a intensificação da fiscalização realizada pela Vigilância Sanitária, no que diz respeito ao cumprimento dos decretos restritivos de comércio e circulação de pessoas. “Além disso, houve a estruturação da nova UPA para atendimento de casos de Coronavírus e a parceria com a Santa Casa”, finalizou.

Texto: Adriana Moreira – Uai Notícia
Foto: Ane Souza – PMOP

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no google

ÚLTIMAS

Endereço

Belo Horizonte – Minas Gerais

Apolo Sites © 2021 | Todos os direitos reservados.