Secretaria de Saúde faz ação de conscientização em São Pedro do Avaí

A Secretaria de Saúde realizou na tarde da última sexta-feira (28) uma ação de conscientização contra a Covid-19 no distrito de São Pedro do Avaí. A Secretária da pasta, Ana Lígia de Assis Garcia esteve na comunidade juntamente com a Coordenadora da Atenção Primária a Saúde, Sandra Rodrigues e a Coordenadora da Vigilância em Saúde, Maria Cristina Caldeira Duarte.

A equipe da Secretaria de Saúde se reuniu primeiramente com a equipe da Estratégia de Saúde da Família do distrito para conversar sobre o período crítico que estamos vivendo. “Estivemos presentes em São Pedro do Avaí nesta tarde, para esclarecermos a equipe do ESF sobre o momento que estamos vivendo. Ressaltamos a importância do trabalho deles na conscientização e prevenção contra a Covid-19, pedimos que reforcem junto à comunidade sobre os cuidados que devem ser tomados e que nos comunique imediatamente caso algo fuja da normalidade”, explicou Ana Lígia.

Após a conversa, acompanhado da técnica de enfermagem da unidade Geiva Maria Mendes e demais agentes, foi feita uma caminhada de conscientização, explicando a população sobre os cuidados que devem ser tomados. “Essa ação é para ressaltar o trabalho das agentes de saúde junto a comunidade, elas é que são a nossa ligação com a população. Pedimos a elas que reforcem com a população sobre os cuidados que ainda devem ser cuidados, para que não tenhamos uma sobrecarga em nosso serviço de saúde”, explicou Sandra Rodrigues.

Outra ação desenvolvida foi a visita aos estabelecimentos de saúde do distrito. “Nós visitamos estes estabelecimentos para explicar sobre os critérios que devem ser seguidos na realização de testes, nos cuidados sanitários e principalmente sobre a notificação que deve ser feita junto a Secretaria de Saúde de Manhuaçu”, explicou Maria Cristina.

A Secretária de Saúde ainda reforça que apesar de ter circulado informações sobre um possível surto da doença no distrito, foi constatado junto à equipe que todos os casos existentes foram notificados e que não existe surto. “Há sim um aumento de casos, mas não é exclusividade de São Pedro do Avaí, mas na região inteira. Ontem o Governo do Estado manteve a classificação da nossa macrorregião na Onda Vermelha, permanecendo até semana que vem. Estamos monitorando, acompanhando de perto a situação e já vamos realizar ações pontuais de conscientização. Não podemos relaxar, ainda não é o momento, temos que continuar usando máscara, higienizando sempre as mãos e manter o distanciamento social. Somente com a ajuda de toda a sociedade é que poderemos passar por esse momento. Nos cuidemos e cuidemos uns dos outros”, finalizou Ana Lígia.

Aos primeiros sintomas, como febre, dor de cabeça, diarreia e tosse seca, procure imediatamente uma unidade saúde ou a Unidade de Apoio Respiratório (UAR).

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no google

ÚLTIMAS

Endereço

Belo Horizonte – Minas Gerais

Apolo Sites © 2021 | Todos os direitos reservados.